GALERIA

Veja as mais lindas imagens captadas pelos olhares de fotógrafos e pesquisadores.

foto-02---Luís-André-Sampaio

100% nativo

Os butiazeiros são palmeiras nativas do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai que, por terem evoluído ao longo de milhares de anos nesses ambientes, têm grande resiliência e capacidade adaptativa às mudanças climáticas.

100% nutritivo

A polpa dos butiás é rica em vitamina C e carotenoides, que são substâncias com atividade antioxidante, ou seja, atuam na manutenção da saúde e previnem doenças crônicas. Além disso, também apresenta altas concentrações de potássio, mineral importante para regular o funcionamento do organismo. Estudos iniciais realizados pela Embrapa indicam que a polpa de butiá tem ação antiglicemiante, pois contém substâncias que inibem a α-glicosidase, uma enzima presente no intestino que promove a digestão de carboidratos tornando-os facilmente assimiláveis.

100% sustentável

Os butiazais prestam importantes serviços ambientais: alimento para as pessoas e a fauna silvestre, matéria-prima para artesanato e agroindústrias, habitat para animais e plantas, sombra para o gado, valor forrageiro da vegetação herbácea associada ao butiazal, valor ornamental, valor histórico e cultural, beleza cênica e paisagística, participação nos ciclos biogeoquímicos (principalmente da água e do carbono) e recursos genéticos.